Ampliação e Qualificação do Hospital de Aveiro (CHBV)
Aveiro precisa de um Novo Hospital: é Urgente a sua Construção e Ativação.
A Pandemia do Covid-19 veio demonstrar ainda mais fragilidades e insuficiências do nosso Hospital Infante D. Pedro, e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com os seus três polos, os Hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.
O Combate ao Covid-19 veio demonstrar de forma muito mais evidente o quanto é importante o trabalho da Universidade de Aveiro (UA) nesta área da Saúde ao serviço dos Cidadãos.
É neste quadro que temos de intensificar e vamos intensificar o trabalho que visa a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico (nos terrenos dos antigos armazéns da CMA e do velho Estádio Mário Duarte), e de qualificação profunda da estrutura edificada e de equipamento existente (as atuais instalações), integrando as aprendizagens já assumidas na gestão do Combate ao Covid-19, no âmbito da Parceria existente e formalizada a 12 de outubro de 2016, entre a CMA, a CIRA, o CHBV, a UA, e o Governo (representado pela ARSCentro / Ministério da Saúde), assim como dos compromissos assumidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelas Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários.
A participação da Universidade de Aveiro neste Combate ao Covid-19, com o seu laboratório de análises e várias outras competências da sua Escola de Saúde e de Unidades de Investigação na área da Saúde e de outras áreas, e o trabalho de equipa operacional realizado com os Profissionais do Hospital de Aveiro, demonstrou agora de forma bem evidente aos olhos de todos, o quanto é importante e urgente a formalização do Centro Académico Clínico, dado que na prática ele já está a funcionar para este Combate e de forma reconhecidamente excelente, sendo também necessária a construção do seu edifício específico, autónomo e integrado no Hospital Infante D. Pedro.
Para a Câmara Municipal de Aveiro, para as onze Câmaras Municipais que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a ampliação e a qualificação do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro, no quadro do CHBV, assim como dos Hospitais de Águeda e Estarreja, são a primeira das prioridades de investimento de dimensão intermunicipal da Região de Aveiro.
É também Urgente que o Governo aprove o projeto do Conselho de Administração do CHBV, para a instalação da Unidade de Cuidados Intermédios (que o Hospital não tem) e que se proceda de imediato à sua construção, que vai permitir também uma melhoria relevante na gestão de outras áreas do Hospital como a dos Cuidados Intensivos. É um pequeno investimento de 3 milhões de euros cuja falta o Combate ao Covid-19 veio tornar ainda mais evidente e inaceitável.
Com a ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro, Aveiro vai passar a ter um Novo Hospital, que temos de ter em obra em 2021 e concretizado e ativado na sua plena e nova condição durante o ano de 2023.